Tradutor

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Thor

THOR

Ele era um deus principal de todos os ramos dos povos germânicos antes de sua conversão ao cristianismo, embora ele chegou ao auge de sua popularidade entre os escandinavos do final da Era Viking.

O Guerreiro Deus por excelência


Thor

Thor, o deus do trovão forte, é o arquétipo de um guerreiro leal e honrosa, o ideal para que o guerreiro humano médio aspirava. Ele é o defensor incansável dos Aesir deuses e sua fortaleza, Asgard, a partir das invasões dos gigantes, que são normalmente (embora longe de ser invariavelmente) os inimigos dos deuses.

Ninguém é mais adequado para essa tarefa do que Thor. Sua coragem e sentido de dever são inabaláveis, e sua força física é praticamente inigualável. Ele ainda possui um cinturão de força sem nome (nórdico antigo megingjarðar) que faz com que seu poder duplamente formidável quando ele usa o cinto. Sua posse mais famosa, no entanto, é seu martelo, Mjöllnir . Apenas raramente ele ir a qualquer lugar sem ele. Para os escandinavos pagãos, assim como trovão era a personificação do Thor, relâmpago era a personificação de seus gigantes matando martelo enquanto cavalgava através do céu em sua carruagem puxada por cabra. (Claro, eles não acreditava que ele montou fisicamente em uma carruagem puxada por bodes - como tudo na mitologia germânica, este é um símbolo usado para expressar uma realidade invisível sobre a qual o mundo material é percebido para ser modelado Ver. Mito. )


Inimigo específico de Thor é Jormungand, a enorme serpente do mar que circunda Midgard, o mundo da civilização humana. Em um ponto no ciclo mítico, ele tenta puxar Jormungand fora do oceano durante uma viagem de pesca, e é parado somente quando seu companheiro gigante corta a linha de pesca por medo. Thor e Jormungand finalmente enfrentar um ao outro durante Ragnarok, no entanto, quando os dois pôr fim ao outro.

Dada a sua proteção sempre vigilante do cosmos ordenado do norte da Europa pré-cristã contra as forças do caos, destruição e entropia representado pelos gigantes, é um tanto irônico que Thor é o próprio de três quartos gigante. Seu pai, Odin, é meio-gigante, e sua mãe, diversamente nomeado como Jord (nórdico antigo "Terra"), Hlöðyn, ou Fjorgyn, é inteiramente de ascendência gigante. No entanto, essa linhagem é muito comum entre os deuses, e mostra como a relação entre os deuses e os gigantes, como tenso e cheio de conflitos, como é, não pode ser reduzido a apenas inimizade.

Suas atividades no plano divino foram espelhados por suas atividades no plano humano (Midgard), onde foi apelada por aqueles que necessitam de protecção, conforto e a bênção ea santificação de lugares, coisas e eventos. Numerosos sobreviventes rúnico inscrições invocá-lo para santificar as palavras e sua finalidade,  e foi ele que foi chamado para casamentos hallow. [4] (Evidência disso é preservado, entre outros lugares, no conto de Thor Disfarçado como uma noiva.) Os primeiros colonos islandeses implorou-lhe que santificar o seu lote de terra antes que eles construíram edifícios ou culturas plantadas. 

Martelo de Thor poderia ser usado para santificardes tão facilmente como o poderia ser utilizado para destruir - e, com efeito, estas duas propriedades foram uma e a mesma, uma vez que qualquer purificação envolve necessariamente a banir de forças hostis ou elementos. A bênção dos casamentos, por exemplo, foi efectuada através de seu martelo. Talvez o caso mais marcante deste, no entanto, é sua capacidade de matar e comer as cabras que dirigem o seu carro, reunir seus ossos juntos em suas peles, abençoe as peles com o martelo, e trazer os animais de volta à vida, tão saudável e vital como antes. 

Fertilidade e Agricultura


Além de seu papel como um guerreiro modelo e defensor da ordem da sociedade e suas ambições, Thor também desempenhou um grande papel na promoção da agricultura e da fertilidade (algo que já foi sugerido por sua bênção das terras em que o primeiro islandeses liquidados). Esta foi outra extensão de seu papel como um deus do céu, e um associado particularmente com a chuva que permite que as culturas a crescer. Como o historiador alemão do século XI, Adão de notas Bremen, "Thor, eles dizem, preside o ar, que rege a trovões e relâmpagos, ventos e chuvas, o clima justo e culturas." Sua raramente mencionado esposa, Sif, é conhecida pelo seu cabelo dourado acima de tudo, o que é certamente um símbolo para campos de cereais. Seu casamento é, portanto, um exemplo do que os historiadores da religião chamam de "hierogamia" (casamento divino), que, particularmente entre os indo-europeus povos, geralmente ocorre entre um deus do céu e uma deusa da terra. A fecundidade da terra ea prosperidade concomitante das pessoas é um resultado da união sexual do céu e da terra. 

Papel de Thor na Era Viking Social Mundial

Através de evidências arqueológicas, a veneração de Thor pode ser rastreada até a Idade do Bronze, e seu culto passou por inúmeras permutações através do tempo e espaço. Uma das características que permaneceram constante da Idade do Bronze até através da Era Viking, no entanto, é o papel de Thor como o principal divindade da segunda classe ou "função" da hierarquia social de três camadas da sociedade europeia tradicional - a função de guerreiros e força militar. (A primeira função era a de governantes e soberania, eo terceiro foi o de agricultores e fecundidade.) 



Thor parece ter sempre teve laços estreitos com a terceira função, bem como o segundo, e durante a Era Viking, um momento de grande confusão social e de inovação, essa conexão com a terceira função parece ter sido reforçada ainda mais. Isso fez dele o deus mais importante das pessoas comuns na Escandinávia e as colônias vikings. 
Esse papel pode ser feita mais clara contrastando Thor com o deus que era praticamente seu oposto funcional: Odin. Odin era a divindade mais importante apelou aos governantes, por marginais, e as pessoas de "elite" de toda espécie. Valores primários de Odin são bastante rarefeito: ecstasy, conhecimento, mágico poder e agência criativa. Eles estão em forte contraste com virtudes mais familiares de Thor. O Eddas e sagas retratar a relação entre os dois deuses como sendo muitas vezes desconfortável como resultado. Em um ponto, Odin provocações Thor: "Odin de são os nobres que se enquadram no campo de batalha, mas Thor são os servos."  Em outro episódio, Odin é conferir bênçãos sobre um herói preferido dele, Starkaðr, e cada bênção é correspondida por uma maldição de Thor. No exemplo mais revelador, subvenções Odin Starkaðr a favor da nobreza e os governantes, enquanto Thor declara que ele será sempre desprezado pelos plebeus. 

Devido às alterações demográficas, pelo que a segunda e terceira funções se tornaram largamente indistinguível uma da outra, a proeminência de Thor parece ter aumentado à custa de Odin toda a Idade Viking (c. 793-1000 dC). Fontes período tardio descrever Thor como o principal de todos os Aesir, [14] uma declaração que teria sido ridícula antes da Era Viking, quando Odin e sua anglo-saxão e equivalentes continentais ocuparam esta posição.

Em nenhum lugar essa tendência mais pronunciada do que na Islândia, que foi estabelecido originalmente no século IX pela agricultura colonos fugindo o que eles encontraram para ser o regime opressivo e arbitrário de um rei norueguês Odin-adorando. As sagas estão repletos de exemplos de veneração fervoroso de Thor entre os islandeses, e no Landnámabók, o islandês "Book of Settlements", cerca de um quarto das quatro mil pessoas mencionadas na narrativa tem o nome de Thor ou uma clara alusão a ele . algum lugar em seus próprios nomes  O famoso estudioso nórdico antigo EOG Turville-Petre resume admiravelmente: "Nestes [tarde Viking Idade islandês] fontes Thor aparece não só como o principal deus dos colonos, mas também como patrono e guardião da liquidação em si, da sua estabilidade e da lei. "

Há ainda uma outra razão para o aumento na adoração de Thor durante a Era Viking. Quando o cristianismo chegou primeiro Escandinávia e as colónias vikings, as pessoas tolerado o culto do novo deus assim como eles tolerado o culto de qualquer outro deus. (Deuses politeístas raramente são "ciúmes"; cada força divina tem o seu lugar, e reverência por uma não exclui necessariamente que reverência para com qualquer outro.) No entanto, quando se tornou claro que os cristãos não tinha a intenção de estender esta mesma tolerância para aqueles que continuaram a aderir ao culto dos deuses antigos, mas em vez disso queria erradicar a religião tradicional do norte da Europa e que acompanha o seu caminho de vida e substituí-la por uma religião estrangeira, os europeus do norte retaliou. E quem melhor para defender seu modo de vida tradicional e visão de mundo a partir hostis, as forças invasoras do que Thor? Uma das muitas áreas da vida em que esta luta manifestados - e um dos mais fáceis de rastrear pelos métodos da antropologia moderna - foi modos de vestir. Em contraste deliberado para os amuletos cruzadas que os cristãos usavam em torno de seus pescoços, aqueles que continuaram a seguir as velhas formas começaram a usar martelos miniatura de Thor em torno de seus pescoços. Descobertas arqueológicas desses pingentes de martelo estão concentrados precisamente naquelas áreas onde a influência cristã foi a mais pronunciada. Apesar de, em última análise condenada, seus esforços para preservar suas tradições ancestrais, sem dúvida, beneficiou do patrono divino quem eles poderiam olhar para como modelo.

O Jornalista Paulo Ricardo

Sem comentários:

Enviar um comentário