Tradutor

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SENHOR GANEXA O DEUS DA FORTUNA


SENHOR GANEXA

Ganexa, Ganesha, Ganesa, Ganesh ou Ganapati (em sânscrito: गणेश, ou श्रीगणेश, quando usado para distinguir status de "senhor") é um dos mais conhecidos e venerados deuses do hinduísmo. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o esposo de Buddhi, também chamada Riddhi e Siddhi. Ele é chamado também de Vinayaka em Kannada, Malayalam e Marathi, Vinayagar e Pillayar em tâmil, e Vinayakudu em Telugu. Ga simboliza Buddhi (intelecto) e Na simboliza Vijnana (sabedoria). Ganesha é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É, habitualmente, representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Em geral, antepõe-se, ao seu nome, o título Hindu de respeito Shri ou Sri.

TAMBÉM CONHECIDO POR ESTES NOMES ABAIXO E QUE DEVE SER PRONUNCIADOS ANTES DE QUALQUER RITUAL!

    1. Sumukha  : "O Senhor cheio de graça"
    2. Ekadanta :
"O Senhor que só possui uma presa"
    3. Kapila  :
"O Senhor de cor fulva"
    4. Gajakarna :
"O Senhor com orelhas de elefante"
    5. Lambodara :
"O Senhor com uma barriga proeminente"
    6. Vikata  :
"O Deformado"
    7. Vighnanâsaka:
"O Senhor destruidor dos obstáculos"
    8. Ganâdhipa :
"O Senhor protetor do Gana"
    9. Dhûmraketu :
"O Senhor de cor esfumaçada" com dois braços cavalgando um cavalo azul, o Governante da Kali Yuga
    10.Ganâdhyaksha:
"O Ministro dos Gana"
    11.Bhâlachandra:
"O Senhor que usa a lua crescente em sua cabeça"
    12.Gajânana :
"O Sennhor com uma face de elefante".

                                O deus da boa fortuna
Em termos gerais, Ganesha é uma divindade muito amada e frequentemente invocada, já que é o "Deus da Boa Fortuna" que proporciona prosperidade e fortuna é também o "Destruidor de Obstáculos" de ordem material ou espiritual. É por este motivo que sua graça costuma ser invocada pelos seus devotos antes de eles iniciarem qualquer tarefa (por exemplo: viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimônia etc.) com mantras como: Aum Shri Ganeshaya Namah ("salve o nome de Ganesha"), ou similares. É também por esse motivo que, tradicionalmente, todas as sessões de bhajan (cântico devocional hindu) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos "bons inícios". Por toda a Índia de cultura hindu, o Senhor Ganesha é a primeira deidade colocada em qualquer nova casa ou templo.

Além disso, Ganesha é associado com o primeiro chacra, que representa o instinto de conservação e sobrevivência e o de procriação. O nome desse chacra é muladhara.

Os doze nomes de Ganesha, devem ser pronunciados antes de fazer qualquer reza ou mesmo uma entrega que pode ser uma travessa de pétalas de rosas, uma travessa de frutas entre outras comidas.


O Jornalista: Sacerdote Carlos Dias 


Sem comentários:

Enviar um comentário