Tradutor

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Valorização dos terreiros de candomblé é prioridade

Valorizar as culturas de matriz africana será uma das prioridades de Marcos Mendes, postulante ao Palácio de Ondina pelo PSOL. Ao longo da semana, o socialista visitou terreiros de candomblé regidos pelo caboclo Sutão das Matas, que declararam apoio ao candidato.
Para Mendes, o poder público precisa criar mais políticas que atendam essas áreas. “O Estado tem a obrigação de fazer a regularização fundiária. Muitos desses locais sagrados estão sendo massacrados pela especulação imobiliária. Esse abandono reflete o racismo institucional do Brasil”, declarou.
Em entrevista à Tribuna, o candidato afirmou que lutará contra a intolerância religiosa: “Da mesma forma que respeitamos o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo, respeitamos o candomblé, que não é reconhecida como religião. Além disso, não tem regularização fundiária e isenção de impostos. É uma luta pelos direitos”.
Na manhã de ontem, Mendes participou de um bate-papo na rádio Cajazeiras Notícias, onde abordou temas como a mobilidade na região. “Gastei quase duas horas da Boca do Rio até lá. Teve engarrafamento. Alguns motoristas que vêm da BR passam por dentro do bairro. A população sempre pediu aos governos que isso parasse de acontecer, mas nunca foi atendida. Esse será um dos nossos compromissos”, assegurou.
O socialista também garantiu que fará projetos de mobilidade, o que inclui a revitalização das linhas ferroviárias da Suburbana, beneficiando também as regiões de Valéria e Águas Claras.
A Yalorixá Mãe Cleusa, do Centro Sutão das Matas, de Pernambués, diz que o preconceito contra religiões como o candomblé precisa ser freado. Para ela, isso deve acontecer se Mendes for eleito. “Meu terreiro vai apoiar a campanha de Marcos Mendes porque acreditamos que no Governo do PSOL o Povo de Santo será mais respeitado e valorizado”, acredita.
No turno da tarde, o socialista entrou em estúdio para gravar programas eleitorais.
Já a candidata pelo PSTU, Renata Mallet, reservou o dia apenas para reuniões com a equipe de campanha, e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) concedeu entrevistas a veículos de imprensa

Extraído do site: . http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/08/candidato-do-psol-diz-que-valorizacao-dos-terreiros-de-candomble-prioridade.

O jornalista : Paulo Rebelo 

Sem comentários:

Enviar um comentário