Tradutor

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ewá

O Orixá Ewá é uma bela virgem que Xangô se apaixonou, porém não conseguiu conquistá-la, Ewá fugiu de Xangô e foi acolhida por Obaluaiye que lhe deu refúgio. Ewá mora nas matas inalcançáveis, ligada a Iroko e Oxóssi, e tornou-se uma guerreira valente e caçadora habilidosa. Ewá é casta, a Senhoradas possibilidades.

As virgens contam com a protecção de Ewá e, aliás, tudo que é inexplorado conta com a sua protecção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode nadar ou navegar. A própria Ewá, acreditam alguns, só é iniciada na cabeça de mulheres virgens, pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem filha dileta de Oxalá e Oduduwá

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos, Orunmilá lhe concedeu.

Em África, o rio Yewá é a morada desta deusa, mas a sua origem gera polémica. Há quem diga que, tal como Oxumaré, Nanã, Omulú e Iroko, Ewá era cultuada inicialmente entre os Mahi, foi assimilada pelos Iorubas e inserida no seu panteão. Havia um Orixá feminino oriundo das correntes do Daomé chamado Dan. A força desse Orixá estava concentrada numa cobra que engolia a própria cauda, o que denota um sentido de perpétua continuidade da vida, pois o círculo nunca termina.

Ewá teria o mesmo significado de Dan ou uma das suas metades – A outra seria Oxumaré. Existem no entanto, os que defendem que Ewá já pertencia à mitologia Nagô, sendo originária na cidade de Abeokutá. Estes, certamente, por desconhecer o panteão Jeje – No qual o Vodun Eowa, seria o correspondente da Ewá dos Nagô -Confundem Ewá com uma qualidade de Iemanjá, Oyá e Oxun. Ewá é um Orixá independente, mas é conhecida entre os jejes de Eowá e no povo de língua Yorubá por Ewá.

Características dos filhos de Ewá

Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingénuas e puras. Apegadas à riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.

São pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados. São vivas e atentas, mas sua atenção está canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distracção e dificuldades de concentração, especialmente em actividades escolares.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Jesus é afinal Negro






Não querendo ser convencido e ou sabichão esta noticia para a maioria dos Umbandistas, Candomblesistas, chega com 5 anos de atraso pois no terreiro que frenquento em Açores liderado pelo Alto Sacerdote dos Cultos Afros Carlos de Ogun, entidades como Exú Tiriri das Sete Encruzilhas, Exú Sete Encruzilhads, e Exú João Caveira entre outros, já nos tinham avisado sobre este facto sobre Jesus Cristo, entre outros factos sobre Jesús de Nazaré, lamento apenas que não tenho autorização de divulgar o que mais foi dito, pois a maior parte da Humanidade não está preparada e poderá levar á destruição da Igreja Católica Apostólica Romana (risos) sempre achei este nome engraçado.

REFLEXÃO: Qual a reacção agora dos racistas já que Jesus é NEGRO é PRETO.

 Passo agora a noticia que encontrei hoje em  (http://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/cientistas-forenses-recriam-face-de-jesus-resultado-%C3%A9-surpreendente/ar-BBnB9Z3)

REFLEXÃO: Qual a reação agora dos racistas já que Jesus é NEGRO é PRETO.

Richard Neave, um cientista forense britânico, reconstruiu a imagem de Jesus Cristo usando tomografia computadorizada, avança o International Business Times, acrescentando que para esta nova versão foram utilizados três caveiras encontradas em locais arqueológicos israelitas.

O resultado parece indicar que Jesus era um homem de raça negra com um nariz largo e cabelos encaracolados. Uma imagem muito diferente daquela a que estamos habituados a ver: um homem de pele clara com cabelos loiros e olhos verdes.

Recorde-se que nunca apareceu nenhum retrato desenhado de Jesus, o que leva os cientistas a afirmar que a versão de Neave é mesmo a mais realista.

Richard Neave é um cientista forense de 79 anos de idade, reformado da Universidade de Manchester, que se especializou em reconstrução facial.

Jornalista Paulo Ricardo


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A DURA REALIDADE QUE TEREMOS QUE ENFRENTAR


Os capitalistas do mundo fingem que estão preocupados com os recursos naturais, tais como o crude e o gás natural retirado os jazigos criados pelo núcleo da terra.

Há muito que se diga sobre estes recursos naturais que a nossa terra mãe nos dá, pois estes recursos naturais são como armazéns que fornecem ao próprio núcleo, um sistema de combustão próprio para manter o magma com a temperatura, necessária para o equilíbrio das temperaturas terrestres, também como a força magnética para podermos estar em sincronia e equilíbrio com as rotas dos planetas de nossa Via-Láctea.

A falta destes jazigos naturais irá fazer com que haja um desequilíbrio, nas formas naturais que temos das próprias estações do ano, e não só haverá um preço a pagar por isso. Porque quando a combustão natural do núcleo da terra deixar de existir o frio irá se sentir de uma forma terrível, e não haverá nada mais que um excesso de dióxido de carbono que não deixará entrar os raios solares na terra, desgraçando todo o tipo de culturas e a fome irá se instalar fortemente entre as populações mundiais, onde não haverá estufas feitas que posem remediar o erro cometido, por estes capitalistas que só querem a riqueza, pois de nada lhes irá servir nem tanto a seus descendente.

Deus do universo fez tudo muito bem feito, para que tudo fosse belo e com um equilíbrio que ensina se o homem a viver com dignidade e em  perfeita harmonia com a natureza, mas o capitalismo e a arrogância falou mais alto que a vontade de Deus, mas nem tudo esta perdido temos que lutar para que o pior não nos venha a acontecer.      

Mas o grande problema vem só das emissões de gazes dizem eles os poderosos capitalistas, tentando arrumar formas de diminuir as emissões de gazes para a atmosfera terrestre.

Pois estão se esquecendo de replantar árvores que são responsáveis pela limpeza do dióxido de carbono do ar que respiramos, e não só também as mesmas quebram os ventos fortes, e fornecem gotículas de agua que alimentão a terra para que os solos não fiquem ressecos, fora o alimento de muitas espécies de pássaros como também de lagartas e larvas necessárias para o equilíbrio das pragas do ecossistema das sociedades, embora também servem para o próprio equilíbrio de doenças.

O maior problema e que o povo mundial foi mal acostumado, sentindo se presos e obrigados a estes recursos naturais como viciados e já não sabem viver sem os mesmos.

Temos todos a obrigação de respeitar o mundo em que nos vivemos, e lembrar que ele não acaba em nos, mas que temos pela frente muitos descendentes que precisão do equilíbrio do mesmo para poderem viver com mais saúde e dignidade.

Podem até achar uma loucura de minha minha parte, mas digo vos que se cada um planta se uma Árvore por cada filhos e netos o mundo seria melhor, e não ficarmos á espera que os governantes do mundo resolvem o problema grave que estamos vivendo, e que será maior, com graves doenças para nossos descendentes num futuro próximo.

Peço a todos os leitores que pensem um pouco e tentam plantar árvores e mesmo em relação aos recursos naturais, para que haja um travão sobre as grandes empresas que nos obrigam a sermos consumistas natos sem recursos. 

Agradeço desde já a todos os leitores de eleição por Deus deste jornal.

O JORNALISTA E SACERDOTE CARLOS DIAS.